Aos 86 anos, o Papa Francisco prepara-se para iniciar a sua 43.ª viagem apostólica

Depois de mais de dez anos à frente da Igreja Católica, o Papa Francisco não pretende abrandar. A recente cirurgia no abdome, que exigiu dez dias de internação, e o joelho, que o obriga a se movimentar a maior parte do tempo em cadeira de rodas, não parecem atrapalhar a agenda do pontífice argentino. Neste verão europeu, Francisco se encontrou com milhares de jovens que foram rezar com ele durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa. Dentro de alguns dias, em 31 de agosto de 2023, ele decolará para um voo de quase 10 horas com destino a Ulaanbaatar, capital da Mongólia. 

Com quase 87 anos – seu aniversário será no dia 17 de dezembro – o pontífice argentino é o Papa em exercício mais velho da história a viajar ao exterior. 

Em 2020, o Papa Emérito Bento XVI foi visitar seu irmão doente em Regensburg. Mas a sua última viagem como Papa em exercício foi em setembro de 2012, ao Líbano. Na época, ele tinha 85 anos. 

João Paulo II fez a sua última viagem ao exterior em 2004 aos 84 anos. Na ocasião, ele visitou Lourdes.

Quanto a Paulo VI, falecido em 1978, aos 80 anos, não tinha viajado para o estrangeiro desde a sua jornada, oito anos antes, à Ásia Oriental e à Oceania. 

Quarta viagem de 2023

Na Mongólia, o Papa argentino concluirá sua quarta viagem de 2023. só neste ano, ele já foi à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul (fevereiro), à Hungria (abril) e a Lisboa (agosto). Desde a sua viagem ao Canadá, há um ano, o chefe da Igreja Católica usa uma cadeira de rodas durante as suas visitas ao estrangeiro e anda muito pouco. 

Este ano, o pontífice argentino ainda deve ir a Marselha nos dias 22 e 23 de setembro.

O Papa Francisco não é o pontífice mais velho da história. O Papa Leão XIII detém esse recorde. Ele faleceu em julho de 1903, aos 93 anos de idade e 140 dias.

Deixe seu Comentário