A Lista Mundial da Perseguição 2023 colocou a Coreia do Norte novamente no topo dos piores países do mundo para ser cristão

A Coréia do Norte permanece um local extremamente hostil para os cristãos viverem. Se descobertos pelas autoridades, cristãos são enviados para campos de trabalho forçado como prisioneiros políticos, onde as condições são cruéis, ou mortos no local — a família deles compartilhará do mesmo destino.

Cristãos não têm absolutamente nenhuma liberdade. A lista mundial da perseguição colocou a Coreia do Norte novamente no topo dos piores países do mundo para ser cristão.

É quase impossível para cristãos se reunirem ou se encontrarem para cultuar. Aqueles que arriscam se encontrar devem fazer isso em sigilo absoluto — e sob enorme risco.

Uma nova “lei do pensamento antirreacionário” torna amplamente claro que ser cristão ou possuir uma Bíblia é um crime sério e será severamente punido.

Um relatório publicado em 2022 pela Associação Internacional de Advogados e o Comitê de Direitos Humanos na Coreia do Norte disse que cristãos são alvos e expostos a tortura em prisões norte-coreanas.

“Os períodos de detenção são documentados como sendo mais longos para os cristãos do que para outros grupos, testemunhas relataram que ‘cristãos identificados são interrogados por longos períodos, geralmente sob tortura’ e sujeitos a algumas das piores formas de tortura para forçá-los a incriminar outros durante o interrogatório”, afirma o relatório.

O motivo para tal perseguição extrema é que o cristianismo é visto como uma ameaça específica à ideologia ditatorial e ao regime do país. Cristãos são vistos como inimigos da liderança governamental e da sociedade no geral.

“Passo a passo, eu percebo como o Espírito Santo conduz minha vida. Eu decido colocar todas as coisas nas mãos de Deus.”
diz Yong-Gi (pseudônimo), cristã norte-coreana.

O que mudou este ano?

Ao longo do ano, contatos da Portas Abertas ouviram de fontes confiáveis que algumas dezenas de cristãos norte-coreanos de várias igrejas secretas foram descobertos e executados. Também disseram que mais de 100 membros das famílias deles foram reunidos e enviados para campos de trabalho forçado.

Esses relatos mostram que a vida ficou ainda mais difícil para cristãos norte-coreanos, com a recém-introduzida “lei do pensamento antirreacionário” — que deixa claro que ser cristão e/ou possuir uma Bíblia é um crime sério e será severamente punido — coincidindo com o aumento nos incidentes de violência relatados contra cristãos.

Quem persegue os cristãos na Coreia do Norte?

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Coreia do Norte são: opressão comunista e pós-comunista e paranoia ditatorial.

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Coreia do Norte são: oficiais do governo, partidos políticos, cidadãos e quadrilhas, parentes.

Quem é mais vulnerável à perseguição na Coreia do Norte?

Cristãos de toda a Coreia do Norte são igualmente suscetíveis à perseguição extrema nas mãos do Estado autoritário da Coreia do Norte. Uma revolta é impensável e o regime mantém um olhar atento sobre todos os cidadãos. A fronteira com a China é agora monitorada mais de perto, tornando ainda mais difícil para os cidadãos escaparem.

Cristãos que estão em prisões, campos de trabalho forçado e zonas de controle total podem ser vistos como os que mais enfrentam perseguição, mas não é fácil obter informações atualizadas desses campos.

Como as mulheres são perseguidas na Coreia do Norte?

A maioria dos refugiados norte-coreanos são mulheres e estão em grande risco de repatriação forçada, interrogatórios severos (incluindo torturas) e tráfico humano. Acredita-se que seja frequente o abuso sexual de mulheres mantidas em um dos campos de trabalho forçado mais notórios do país.

As autoridades até mesmo direcionam meninas e mulheres cristãs para o abuso sexual em uma tentativa deliberada de atingir a abordagem bíblica de pureza sexual. Mulheres cristãs repatriadas grávidas de homens chineses (com frequência como resultado de serem vítimas de tráfico humano) também podem enfrentar abortos forçados pelas autoridades que querem evitar que a linhagem norte-coreana seja “contaminada”.

Como os homens são perseguidos na Coreia do Norte?

Na sociedade patriarcal da Coreia do Norte, o controle sobre a população é especialmente focado no homem como chefe da família. Todos os homens devem frequentar locais de trabalho designados pelo governo. Eles devem confirmar sua presença e não podem parar de trabalhar por nenhuma razão particular, tornando mais difícil para eles fugirem do país do que as mulheres. Isso porque a designação do trabalho é um sistema do governo para controle das pessoas. Os que forem expostos como cristãos provavelmente serão envergonhados publicamente.

O alistamento militar obrigatório de dez anos (começando aos 17 anos) pode expor qualquer conexão familiar com o cristianismo. Se tal conexão é encontrada, homens não podem ser membros do Partido e recebem as posições mais baixas nas universidades e nos locais de trabalho. Homens cristãos mantidos em campos de trabalho forçado são maltratados e sofrem abusos físicos.

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Coreia do Norte?

Os colaboradores secretos da Portas Abertas mantêm 80 mil cristãos norte-coreanos vivos com alimento vital e ajuda por meio de redes secretas na China, bem como fornecendo abrigo e treinamento de discipulado para refugiados norte-coreanos em casas seguras na China.

Como posso ajudar os cristãos na Coreia do Norte?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha você apoia os cristãos norte-coreanos refugiados na China.

QUERO AJUDAR

Coreia do Norte

  • Tipo de Perseguição: Opressão comunista e pós-comunista, paranoia ditatorial
  • Capital: Pyongyang
  • Região: Leste e Sudeste Asiático
  • Líder: Kim Jong-un
  • Governo: Ditadura
  • Religião: Budismo, confucionismo, cheondoísmo, cristianismo
  • Idioma: Coreano
  • POPULAÇÃO: 25,9 MILHÕES
  • POPULAÇÃO CRISTÃ: 400 MIL