O jovem Carlo Acutis transmitiu estes conselhos às crianças que ele ensinava no catecismo:
O jovem Carlo Acutis estava firmemente convencido de que qualquer um poderia se tornar santo. Para ele, a santidade não era adquirida ao nascer, mas devia crescer no coração e amadurecer com o tempo. Para conseguir isso, ele tinha sete “segredos” que compartilhava com seus pequenos alunos de catecismo. Sua mãe Antonia Salzano os recorda em seu livro “Le secret de mon fils, Carlo Acutis” (Artège).
Antonia Salzano nos conta que seu filho ensinou catecismo às crianças por alguns anos e que, para ajudá-las a progredir em sua vida espiritual, ele inventou um kit para se tornar santos. Ele tinha escrito: “Quero confiar-lhes alguns dos meus segredos muito especiais para alcançar rapidamente o objetivo da santidade”.
Os sete conselhos que ele dava a seus alunos
“Lembre-se sempre”, insistia Carlo Acutis, “que você também pode se tornar um santo! Você deve querer isso com todo o seu coração, e mesmo se não se achar digno, deve pedir ao Senhor com insistência”.
Aqui estão os sete conselhos que o jovem italiano dava a seus alunos de catecismo:
- Tente ir à missa e receber a Sagrada Comunhão todos os dias.
- Se puder, tome tempo para adoração, diante do tabernáculo onde Jesus está realmente presente. É assim que a santidade de Deus permeará seu coração.
- Lembre-se de rezar o terço todos os dias.
- Leia uma passagem da Escritura todos os dias.
- Se você puder, vá se confessar toda semana, mesmo por pecados veniais.
- Faça frequentes resoluções e sacrifícios ao Senhor e à Virgem Maria para ajudar os outros.
- Peça ajuda ao seu Anjo da Guarda; ele deve tornar-se seu melhor amigo.
Carlo estava convencido de que se a alma fizesse esforços de amor a Deus, permanecendo disponível a Sua graça e se entregando sem reservas para realizar Sua vontade, Deus derramaria sobre essa alma uma paz inefável e a inspiraria com um profundo desapego das coisas deste mundo.