O Papa Francisco os encorajou particularmente a proclamar Cristo com a convicção de que "a vida não é a mesma com ou sem o Senhor"

“Corram como loucos”, mas não “sejam loucos que correm, o que é outra coisa”. Essa foi a exortação do Papa Francisco aos Clérigos Regulares de São Paulo – ou Barnabitas – que ele recebeu no Vaticano em 29 de maio de 2023, por ocasião do 125º aniversário da canonização de seu fundador, Santo Antônio Maria Zaccaria (1502-1539).

A esses religiosos, que atualmente estão preparando dois Capítulos Gerais, o Papa deu uma palavra de ordem, citando seu fundador: “Vocês devem correr como loucos! Corram para Deus e para os outros”.

Ele os encorajou particularmente a proclamar Cristo, com a convicção de que “a vida não é a mesma com ou sem o Senhor”. Para o Papa, um cristão que não evangeliza é “como um atleta que continua a se preparar para a grande corrida de sua vida sem nunca dar a largada: mais cedo ou mais tarde ele acaba deprimido”. Ele advertiu essas pessoas consagradas contra a “tristeza”, pedindo-lhes que procurem ajuda para “sair dela” quando ela ocorrer.

O pontífice de 86 anos também pediu que a proclamação missionária não fosse “proselitista”. Ele contou “uma experiência ruim” durante uma reunião com jovens: “Saí da sacristia e havia uma senhora muito elegante e rica com um rapaz e uma moça. Essa senhora, que falava espanhol, me disse: ‘Padre, estou feliz porque converti esses dois’. Eu fiquei chateado, sabe?, e disse: ‘Não converteste nada, faltaste com o respeito com essa gente: não os acompanhou, fez proselitismo e isso não é evangelizar'”.

O Papa pediu aos barnabitas que não ficassem “sentados em um sofá”, mas que saíssem “com uma mochila leve e um olhar cheio de caridade”. E a encontrar “novas formas de apostolado”, porque o mundo precisa de “mentes flexíveis e abertas, de caminhos de busca compartilhados”, concluiu.

Hoje, os Barnabitas, que têm um ramo masculino, um ramo feminino e um ramo leigo, são 350, espalhados pela Europa, Ásia, África e América. Eles são particularmente dedicados à educação.

Deixe seu Comentário