O apóstolo Paulo usou a metáfora da armadura de Deus para nos ensinar a lutar na batalha espiritual

Avida cristã é luta constante. Lutamos contra o pecado da “carne”, nossa inclinação para o mal e ao egoísmo. Lutamos contra as tentações do mundo e as tentações do Inimigo.  O Apóstolo Paulo usou a metáfora das armaduras de Deus, para nos ensinar a nos mantermos firmes na fé, resistentes na batalha:

“Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para poderdes resistir às insídias do diabo. Pois o nosso combate não é contra o sangue nem contra a carne, mas contra os Principados, contra as Autoridades, contra os Dominadores deste mundo de trevas, contra os Espíritos do Mal, que povoam as regiões celestiais. Por isso deveis vestir a armadura de Deus, para poderdes resistir no dia mau e sair firmes de todo o combate. Portanto, ponde-vos de pé e cingi os vossos rins com a verdade e revesti-vos da couraça da justiça e calçai os vossos pés com a preparação do evangelho da paz, empunhando sempre o escudo da fé, com o qual podereis extinguir os dardos inflamados do Maligno. E tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.”

(Ef 6, 10-17)

Vejamos cada parte dessa armadura individualmente:

1CINTURÃO DA VERDADE

Assim como nas armaduras dos guerreiros, o cinturão era a peça que mantinha todas as partes conectadas, isto é, a Palavra de Deus é que mantém a armadura do cristão íntegra. A Palavra de Deus é, em síntese, a essência da verdade (Sl 119, 160). Se ignoramos os ensinamentos de Deus e não vivenciamos Sua Palavra, nossa força espiritual desmorona.   

2COURAÇA DA JUSTIÇA

Esta parte da armadura protege os órgãos vitais, especialmente o coração. Interessante observarmos a ligação entre coração e mente. Todos os sentimentos bons ou maus, apesar de serem atribuídos ao coração, vêm da nossa mente. Se os dardos de Satanás conseguem atingir nosso coração, todo nosso ser é atingido. 

A couraça da justiça nos fortalece espiritualmente para rejeitar o pecado e viver segundo a vontade do nosso Criador. 

3CALÇADO DO EVANGELHO DA PAZ

Os pés constituem a base, o alicerce de nossos corpos; eles que nos dão a firmeza e o equilíbrio no andar e no correr. Ter os pés calçados pelo Evangelho da Paz é ter no Senhor o apoio e a firmeza, pois Ele é o alicerce da nossa vida cristã. Estar calçado é estar vigilante e de prontidão para anunciar o Evangelho da Paz. 

4ESCUDO DA FÉ

O Inimigo tenta semear a dúvidas, pois é mestre em acusações mentirosas. A fé nos leva a confiança plena e inabalável em Deus e em Sua Palavra, e a certeza de que Ele está conosco e nos protege. 

5CAPACETE DA SALVAÇÃO

Usar o capacete da salvação é acreditar que Jesus é o nosso Deus e Senhor. É termos a certeza de Seu amor por nós e da salvação que Ele nos oferece. E a esperança da salvação nos protege para não abrirmos em nossas mentes brechas para o Inimigo. O capacete da salvação protege não só nossas cabeças, mas também nossos olhos e ouvidos, para que tenhamos cuidado com o que vemos e ouvimos. 

6ESPADA DO ESPÍRITO

Esta é uma arma destinada tanto ao ataque quanto à defesa. A Espada do Espírito pode ser usada para nos proteger e para derrotar o Inimigo. Jesus Cristo, quando tentado pelo Diabo no deserto, venceu a batalha usando a Palavra de Deus. 

A palavra de Deus é viva e eficaz e mais afiada que qualquer espada de dois gumes, capaz de penetrar profundamente no âmago do ser humano e aniquilar o que tem de pior em sua natureza, transformando em virtudes.

Façamos uso constante da armadura de Deus completa, e seremos mais que vitoriosos!

modlitwa do świętego Michała Archanioła

Deixe seu Comentário