Solenidade de São José é normalmente celebrada no dia 19 de março. Porem, neste ano a data corresponde ao quarto Domingo da Quaresma. Desse modo, a liturgia dos domingos do Tempo Quaresmal tem prioridade frente às festas e solenidades do calendário litúrgico

Por isso, em 2023 ficou estabelecido o dia 18 de março como o dia em que a Igreja recorda o patrono São José.

A ordem de precedência está nas “Normas Universais do Ano Litúrgico e Calendário Romano Geral", que define a seguinte ordem de prioridades:

  • Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor.
  • Natal do Senhor, Epifania, Ascensão e Pentecostes. Domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa. Quarta-feira de Cinzas. Dias da Semana Santa, de segunda à quinta-feira inclusive. Dias dentro da Oitava da Páscoa.
  • Solenidades do Senhor, da bem-aventurada Virgem Maria e dos santos inscritos no calendário geral. Comemoração de todos os fiéis defuntos [entre outros].

Solenidade e Memória Facultativa

A Igreja prevê duas datas no calendário litúrgico para que o glorioso São José seja honrado: da Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria, no dia 19 de março (transferida para o dia 18 em 2023) e da Memória Facultativa de São José operário, em 1° de maio.

Toda quarta-feira é dedicada a São José

Assim como todos os domingos são “o dia do Senhor” e os sábados tradicionalmente dias dedicados a Nossa Senhora, as quartas-feiras são um convite da Igreja a honrarmos São José.

Oração a São José

Salve, guardião do Redentor

e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós, Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém.

(Papa Francisco, Patris Corde)

Fonte: Vatican News e Comshalom