São João Bosco, também conhecido como Dom Bosco, nasceu em 1815 em Becchi, Itália. Desde jovem, ele sentiu uma chamada para ajudar jovens em dificuldade e fundou a Sociedade Salesiana de São Francisco de Sales em 1859.

Ele trabalhou incansavelmente para ajudar os jovens da época, incluindo aqueles que eram marginalizados ou sem-teto, fornecendo-lhes educação e orientação. Além disso, ele fundou escolas, orfanatos e centros de formação profissional para jovens.

São João Bosco também foi um defensor da educação das mulheres e fundou a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora para ajudar as jovens em dificuldade.

Ele morreu em 1888, mas deixou um legado duradouro de amor e caridade para os jovens. Sua devoção à causa dos jovens e sua dedicação à educação inspiraram muitos a seguir em seus passos.

É conhecido popularmente por Dom Bosco. É um dos santos que mais atraem a simpatia de todas as classes de pessoas, mas especialmente os jovens. Nasceu em Castelnuovo d’Asti – hoje Castelnuovo Dom Bosco – a 16 de agosto de 1815. Sua mãe, Margarida Occhiena, deu-lhe uma sólida educação humana e cristã. Desde pequeno liderava um grupo de colegas, pois era dotado de muita inteligência, memória, vontade e agilidade física nos jogos. Organizava as brincadeiras, mas quando tocava o sina levava a turma à igreja. Foi ordenado sacerdote em 1841, em Turim. Começou a trabalhar junto com São José Cafasso. Desde logo sua paixão foi a educação dos jovens, de modo especial os pobres e abandonados. Recolheu um grupo para brincar, rezar e dar de comer.

No começo não tinham onde ficar. Depois abrigaram-se sob Pinardi, primeira célula do Oratório. Deu-lhe o nome de Oratório de São Francisco de Sales. Teve muitas dificuldades materiais e vários opositores no começo de sua obra. Sua mãe o ajudou muito. Sua pedagogia, baseada na alegria e no amor, conforme as palavras de São Paulo: “A caridade é benigna e paciente, tudo espera, tudo suporta…” tornou-se universal. É a prática do método preventivo. Dom Bosco assegurou a continuidade da sua obra com a fundação de duas Congregações religiosas: os padres salesianos e as irmãs filhas de Maria Auxiliadora. Foi um escritor fecundo. Fundou escolas tipográficas, revistas e editoras para difundir a boa imprensa católica. Exerceu ação de intermediário entre a Santa Sé e o governo italiano. Um santo sorridente e amável, sempre o mesmo entre os pobres ou entre reis e ministros. Era amigo dos protestantes e judeus, e escrevia: “Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas.” Morreu no dia 31 de janeiro de 1888 e foi canonizado por Pio XI em 1934.

Outros Santos do mesmo dia: São Ciro e João, Santa Marcela, São Aidano, Santo Adamnamo, Santa Úlfia, Santa Eusébio, Santa Nicetas, São Francisco Xavier Bianchi, Santa Ludovica Albertoni.

Oração a São João Bosco: "São João Bosco, padroeiro dos jovens, reze por nós e nos guie em nossa jornada de fé. Ajude-nos a sermos defensores da justiça e da caridade, assim como você o foi em sua vida. Conceda-nos seu espírito generoso e compassivo para que possamos ajudar aqueles que precisam de nós. Amém."

Diz-se que são João Bosco era um santo alegre e que, mesmo quando tinha muitos problemas, demonstrava ainda mais alegria. Tudo isso como resultado de sua plena confiança na Providência Divina e em Nossa Senhora Auxiliadora.

Do muito que dom Bosco disse e escreveu, apresentamos sete frases do santo que podem ajudar a alcançar a felicidade.

1. “Alegria, Estudo, Piedade. Este é o grande programa. Se o seguir, poderá viver feliz e fazer muito bem à sua alma”.

2. “Se querem que nossa vida seja sempre alegre e tranquila procurem viver sempre na graça”.

3. “Querem estar sempre satisfeitos e risonhos? É a obediência a que nos leva a essa alegria”.

4. “Com a comunhão frequente os tornareis muito queridos por Deus e pelos homens, e Maria Santíssima os concederá a graça de receber os Santos Sacramentos ao fim da vida”.

5. “Ser bom não consiste em não cometer falhas, mas na vontade de corrigir-se”.

6. “Para trabalhar com sucesso, tenha caridade no coração e paciência na execução”.

7. “Faça o que pode, Deus fará o que não podemos fazer. Confie sempre em Jesus Sacramentado e em Nossa Senhora Auxiliadora e verá o que são milagres”.


Deixe seu Comentário