Menu


    Datafolha: 50% dos eleitores acreditam que há chance de nova ditadura no Brasil

    20 OUT 2018
    20 de Outubro de 2018
    Pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta sexta-feira (19) mostra que 50% dos eleitores acreditam que há chance de nova ditadura no Brasil. O número é a soma dos que consideram que "há muita chance" (31%) e dos que consideram um "pouco de chance" (19%). Na visão de 42% dos entrevistados, a chance de haver nova ditadura no Brasil é zero.

    No detalhamento por segmentos, a pesquisa mostra que os maiores percentuais de quem afirmou que não há “nenhuma chance” está entre os homens (50%), e entre pessoas com renda acima de 5 salários mínimos (60%). A percepção de que há “alguma chance” de nova ditadura no país é mais alta entre as mulheres (34%).

    O instituto também filtrou que a percepção de que há “alguma chance” de uma nova ditadura é mais alta entre os eleitores de Fernando Haddad (PT), com 75%. Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PSL), a percepção é oposta: 65%.dizem não haver possibilidade de uma nova ditadura no país.

    Para 51% dos entrevistados, a ditadura 'deixou mais realizações negativas do que realizações positivas'.

    A pesquisa também questionou se o eleitor concorda ou discorda que o governo brasileiro deva ter o direito de intervir em proibir greves, nos sindicatos, proibir a existência de algum partido, censurar jornais, TV e Rádio, fechar o Congresso Nacional, prender suspeitos sem a autorização da Justiça, torturar suspeitos para tentar obter confissões ou informações e controlar o conteúdo das redes sociais. Em todas as perguntas, as respostas mais usadas pelos eleitores disseram discordar totalmente das propostas.

    O levantamento foi feito com 9.137 eleitores em 341 municípios, entre os dias 17 e 18 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e foi encomendado pela TV Globo e Folha de S. Paulo.

    Reportagem, Juliana Gonçalves

    #Eleições2018
    Voltar



    Tenha também o seu site. É grátis!